Crianças, Adolescentes e Adultos

Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica é um procedimento que visa avaliar, através de instrumentos e técnicas (ex. entrevistas, provas psicológicas, questionários, etc.) previamente validados para determinada função, os diversos processos psicológicos que compõem o indivíduo. Num primeiro momento, é realizada a anamnese no âmbito da entrevista clínica, tendo em vista recolher informações sobre a história de desenvolvimento cognitivo, emocional, familiar e social, a par dos antecedentes clínicos. A informação recolhida permitirá ao psicólogo enquadrar a problemática apresentada no contexto da história de vida do indivíduo e do seu desenvolvimento.

Apoio Psicoterapêutico para Crianças e Adolescentes

O apoio psicoterapêutico favorece o desenvolvimento emocional da criança e do adolescente, possibilitando a expressão de necessidades e dificuldades, bem como a construção de novos significados, tendo em vista o desenvolvimento adaptativo do menor. Salienta-se que o envolvimento no projeto terapêutico e consequente orientação dos pais (ou principais cuidadores) do menor é fundamental para potencializar o bom desenvolvimento do processo de ajuda propriamente dito.

Apoio Psicoterapêutico para Adultos

A vida adulta está cheia de desafios extremamente difíceis de ultrapassar. Atualmente as exigências profissionais, na grande maioria das vezes, obrigam a uma dedicação quase exclusiva, consumindo uma parte muito substancial do tempo que preferiríamos despender com a nossa vida amorosa, familiar ou simplesmente em lazer. Em qualquer um destes aspetos podemos sentir necessidade de apoio psicológico ou psicoterapêutico. O stress intenso, gerado nas mais diversas situações, põe em risco o nosso equilíbrio psicológico. A Psicoterapia é, pois, um lugar de encontro e de construção: encontro consigo mesmo, na procura de novas possibilidades de realização do seu viver e construção de uma maneira nova de encarar as diversas situações experienciadas no dia a dia.

Avaliação de condutores 

O exame psicológico destina-se a avaliar as áreas percetivo-cognitiva, psicomotora e psicossocial, relevantes para o exercício da condução ou suscetíveis de influenciar o seu desempenho.

Grávidas, Pais e Bebés/Crianças

Acompanhamento Psicológico na Gravidez 

A gravidez constitui um período que é geralmente vivido com grande emoção, contudo, os sentimentos podem tornam-se ambivalentes e contraditórios: por um lado, o encantamento e as expectativas positivas, e, por outro lado, a insegurança e o medo. Desta forma, a gravidez constitui muitas vezes uma fase crítica e vulnerável para a saúde psicológica da grávida, do bebé e do casal. Como tal, o acompanhamento psicológico durante a gravidez pode desempenhar um papel importante para o bem-estar psicológico da grávida, do pai e do casal.

Acompanhamento Psicológico no Período Pós-Parto

Através do acompanhamento psicológico no período pós-parto, os pais podem usufruir do desenvolvimento de uma série de estratégias e competências que lhes permitem maximizar a qualidade das suas interações e relações pais-bebé, assim como potenciar o desenvolvimento saudável e harmonioso do seu bebé. Para além disto, pode ainda assumir um papel fundamental para o desenvolvimento psicossocial do bebé, comportando benefícios para a sua saúde psicológica ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Acompanhamento do Desenvolvimento do Bebé/Criança 

Desde o nascimento, o bebé (1º ano) e, mais tarde, a criança (de 1 aos 5 anos) passam por um complexo processo de desenvolvimento a diversos níveis. Desta forma, não surpreende que os pais se questionem muitas vezes se o seu filho estará a desenvolver-se normalmente e se estarão a agir da melhor forma. Tendo em conta a perspetiva desenvolvimentista, as sessões deste acompanhamento são realizadas em momentos-chave do desenvolvimento do bebé (1º ano) ou da criança (de 1 aos 5 anos). Idealmente, este acompanhamento surge na continuação do acompanhamento iniciado no período pré-natal e/ou no pós-parto.

Pais e Outros Cuidadores

Aconselhamento Parental

O aconselhamento parental tem como objetivo promover a melhoria da relação e da comunicação entre pais e filhos. O psicólogo irá apoiar os pais no seu papel de educadores e procurará esclarecer as suas dúvidas relativamente a uma situação específica ou mais generalizada. 

Apoio Psicoeducacional

Este apoio destina-se especialmente aos familiares e outros prestadores de cuidados que desejam e procuram contribuir para o aumento do bem-estar e da qualidade de vida da pessoa com problemas psicológicos ou doença mental. Este apoio combina o fornecimento dos melhores conhecimentos acerca dos problemas psicológicos ou doença mental com o treino de estratégias e competências que permitem aos familiares e/ou outros prestadores de cuidados auxiliar o tratamento e/ou a recuperação da pessoa que têm ao seu cuidado, assim como lidar (melhor) com os seus problemas ou a sua doença.

Outros Serviços

Workshops

A Dra. Cláudia Silva disponibiliza o serviço de workshops também para instituições e outras entidades interessadas. Se é uma instituição ou entidade interessada em fornecer workshops ou outro tipo de formações, apenas terá de escolher o(s) tema(s) e a localização, e a Dra. Cláudia Silva desenvolverá e dinamizará o(s) workshop(s) solicitado(s) de acordo com a data e horário disponibilizados.

Serviços de Psicologia à distância

Este serviço consiste numa modalidade de intervenção psicológica à distância, uma prática profissional devidamente reconhecida e enquadrada em termos legais no Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. O principal objetivo deste serviço é ampliar as possibilidades de prestar apoio e ajuda psicológica de forma ética, séria e responsável, através da utilização da Internet como um meio adicional de fazer chegar os serviços de Psicologia às pessoas que mais necessitam deles. Este serviço está disponível em vídeo-conferência e conversação instantânea via chat. 

Apoio Psicopedagógico

O apoio psicopedagógico pretende avaliar e intervir nas dificuldades escolares e de aprendizagem de crianças e adolescentes. Entre estas encontram-se, por exemplo, as dificuldades na gestão do tempo de estudo e/ou das tarefas escolares, na mobilização e/ou manutenção da atenção e concentração, no armazenamento e recuperação da informação a partir da memória, no uso de estratégias e/ou métodos de estudo, entre outros.

A finalidade do apoio psicopedagógico consiste em proporcionar a aquisição, o desenvolvimento, e o treino de estratégias e competências de autorregulação da aprendizagem, essenciais à otimização do desempenho e rendimento escolares.